28 de julho de 2020

Prova social é um termo usado para descrever certos recursos em seu site. É também uma ferramenta de marketing que tem sido usada sem vergonha e com sucesso por décadas. O que é, no entanto, e como você pode aproveitar a prova social em relação ao seu site?

Seu designer de site deve estar ciente dos recursos de prova social, mas é provável que você esteja envolvido em colocá-los juntos, por isso é importante que você tenha uma compreensão deles também.

O que é prova social?

A prova social é sobre dar aos potenciais clientes maior confiança em seus produtos ou serviços. Eles têm essa confiança porque podem ver que outros já usaram o produto ou serviço antes e ficaram felizes com a experiência, desempenho e/ou resultados.

Há muitas maneiras diferentes de usar a prova social. Além disso, como mencionado anteriormente, não é novidade no mundo do marketing.

Celebridades estavam endossando produtos muito antes da internet e as empresas sempre usaram os depoimentos dos clientes. As empresas também usam regularmente uma série de táticas de prova social não diretamente relacionadas a sites. Alguns exemplos incluem:

  • Restaurantes com pessoas esperando em uma fila por uma mesa
  • Clubes de golfe ou clubes similares com uma lista de espera
  • Fabricantes que desenvolvem produtos de edição limitada

O processo de pensamento que o acima está tentando gerar é algo como:

  • “Se é bom o suficiente para esperar em uma mesa ou ir para uma lista de espera, eu quero também”
  • “Eu só tenho uma chance de conseguir isso, e o preço pode até subir, então eu tenho que agir agora”

Prova Social e Seu Site

Adicionar recursos de prova social ao seu site incentivará os visitantes a entrar em contato com você ou comprar seus produtos. Aqui estão os principais recursos de prova social que você deve considerar discutir com o desenvolvedor do seu site para tê-los adicionados ao seu site:

  • Depoimentos – onde os clientes dão suas opiniões sobre seus produtos, serviços e/ou negócios
  • Avaliações e classificações – uma característica popular em sites de e-commerce que vendem produtos, bem como em sites de restaurantes, sites para empresas da indústria do turismo e muito mais
  • Estatísticas – exemplos de estatísticas que você pode mencionar em seu site incluem o número de clientes que você tem, o número de assinantes em sua lista de e-mail, o número de projetos concluídos com sucesso, etc.
  • Endossos – de celebridades e outras pessoas conhecidas em sua indústria que seus potenciais clientes conhecem, confiam e respeitam
  • Estudos de caso – onde você se aprofunda em um projeto para delinear o que seu cliente precisava ou queria, como você foi entregar para o cliente e os resultados alcançados
  • Menções na mídia – inclua os logotipos de publicações onde seu negócio tem destaque
  • Logotipos de clientes – incluem os logotipos de seus clientes, especialmente empresas conhecidas
  • A adesão ao corpo profissional – incluindo crachás e logotipos de órgãos profissionais dos que você é membro também pode ajudar
  • Certificações – como com o acima, detalhes das certificações que você tem também podem ser benéficos
  • Rótulos best-sellers – como os rótulos que você vê ao fazer compras na Amazon. Eles indicam a popularidade do produto, por isso dão aos potenciais clientes maior confiança.
  • Características de comportamento do cliente – esta é outra técnica eficaz usada pela Amazon e outros sites. Exemplos incluem recursos “clientes também comprados” ou “clientes recomendam”.

Como você pode ver no acima, para fazer do seu site um verdadeiro sucesso, você precisa fazer mais do que explicar o que você faz e como você faz. Você também precisa demonstrar prova social para aproximar o visitante de tomar uma decisão de compra.